DestaqueInstitucional

CFM e SBP se unem em defesa da vacinação de crianças e adolescentes

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) manifestaram preocupação com a queda das coberturas vacinais entre crianças e adolescentes no Brasil. Em encontro, realizado na sede do CFM em Brasília nesta quarta-feira(16), reforça o compromisso das instituições com a saúde pública tendo, na imunização, um dos pilares da medicina preventiva.

“A vacinação de crianças e adolescentes é fundamental não apenas para proteger a saúde individual, mas também para garantir a proteção coletiva e evitar o ressurgimento de doenças já controladas ou erradicadas”, afirmou o presidente do CFM, José Hiran Gallo.

As vacinas protegem o indivíduo e a população de doenças que podem até mesmo causar mortes ou sequelas graves. Paralisias, deficiências, malformações congênitas, infecções e amputações são alguns dos reveses evitáveis com a vacinação.

O presidente da SBP, Edson Oliveira Liberal, destacou a urgência de orientar e incentivar a vacinação. “A união de esforços e expertises é o caminho para promover a recuperação das coberturas vacinais. Podemos e devemos trabalhar juntos”, afirmou o pediatra.

Pediatra e diretora do CFM, Dilza Teresinha Ambrós alertou que “as gerações atuais pouco sabem, por exemplo, sobre paralisia infantil graças ao sucesso da vacinação contra poliomielite, que levou à erradicação da doença no Brasil ainda na década de 1990. Não podemos permitir o retorno de doenças graves que podem ser evitadas com um simples ato: a vacinação”.

Os conselheiros federais Emmanuel Fortes, Jeancarlo Cavalcante, Rosylane Rocha, Bruno Leandro e Eduardo Jorge também participaram do encontro, reafirmando o alinhamento entre o CFM e a SBP na defesa da saúde de crianças e adolescentes com a união de esforços na conscientização sobre a importância da vacinação e na promoção de políticas públicas mais eficazes nessa área.

*Fonte: Conselho Federal de Medicina