Ato MédicoGiro pelo Estado

Secretaria de Saúde de Duque de Caxias promove capacitação em cardiologia para profissionais das unidades de emergência

O projeto Educação em Serviços de Saúde foi criado com o objetivo de orientar e de capacitar os profissionais da área no município.

“Estamos desenvolvendo o projeto Educação em Serviços de Saúde para levar às equipes temas que são importantes para o dia a dia nas unidades de saúde. Desta vez, a capacitação é sobre o atendimento aos pacientes com infarto agudo do miocárdio, e temos o prazer de contar com a parceria da equipe médica e com a direção colegiada do Hospital Municipal do Coração São José”, destacou a diretora do Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da SMSDC, Dra. Célia Guerra

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o infarto agudo do miocárdio, conhecido como ataque cardíaco, é a maior causa de mortes no país. A estimativa é que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada 5 a 7 vítimas venham a óbito. Para diminuir o risco de morte, o atendimento de urgência e de emergência, nos primeiros minutos, é fundamental para salvar uma vida.

O médico da rotina da UPH Campos Elíseos, Dr. Victor Carlos Tortelote, falou da importância de encontros de capacitação, ainda mais sobre um tema tão essencial.

“Como médico da rotina em uma unidade de emergência, como é a UPH Campos Elíseos, estou com uma expectativa grande sobre o que vamos tratar no encontro. O atendimento ao paciente do infarto agudo é sempre uma situação desafiadora, e acredito que a capacitação vai nos trazer informações atualizadas para prestarmos o melhor atendimento à população”, declarou Dr. Victor Tortelote.

Além da Dra. Célia Guerra e da Dra. Ana Paula (Diretora e Assessora do DAS/SMDC), participaram da mesa de abertura do encontro o Dr. Antônio Manuel, Superintendente do Hospital Municipal do Coração São José (HMCSJ), acompanhado dos seguintes membros da equipe médica da unidade: Dr. Alexandre Santoro, Diretor Médico; Dr. Valério, Diretor Geral; e Dr. Antônio Felipe, Diretor Técnico.

Fonte: Secretaria de Saúde de Duque de Caxias