Campanha Setembro Amarelo combate estigma relacionado à saúde mental
A campanha Setembro Amarelo® é a maior iniciativa mundial de prevenção ao suicídio e combate ao estigma relacionado à saúde mental. Desenvolvida no Brasil desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha tem como lema este ano “Se precisar, peça ajuda!”.
A data de 10 de setembro marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas as ações estendem-se por todo o mês e ao longo do ano. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam a gravidade do problema: mais de 700 mil mortes por suicídio são registradas anualmente no mundo, com estimativas que ultrapassam 1 milhão de casos considerando as subnotificações. No Brasil, os números chegam a aproximadamente 14 mil casos por ano, com uma média de 38 mortes diárias.
Um dado especialmente preocupante refere-se ao aumento nas taxas entre jovens brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, entre 2016 e 2021 houve um crescimento de 49,3% na mortalidade por suicídio entre adolescentes de 15 a 19 anos, atingindo 6,6 casos por 100 mil habitantes. Na faixa etária de 10 a 14 anos, o aumento foi de 45%, alcançando 1,33 casos por 100 mil.
É consenso entre especialistas que praticamente todos os casos de suicídio relacionam-se com doenças mentais, muitas vezes não diagnosticadas ou tratadas inadequadamente. A iniciativa reforça que a maioria desses casos poderia ser prevenida com acesso a tratamento adequado e informação qualificada.
O CREMERJ apoia essa iniciativa e se une à sociedade civil em favor da luta contra o estigma relacionado à saúde mental e em prol da prevenção ao suicídio.
Fonte: CREMERJ