Saúde

Governo do Estado recebe antídotos para intoxicação por metanol

Secretaria de Saúde iniciou compra de kits para tratamento. Foram registrados dois casos suspeitos e um deles está descartado

O Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Saúde (SES-RJ), iniciou, nesta segunda-feira (06/10), a compra de kits para tratamento de intoxicações por metanol. No início desta tarde, chegou ao estado a primeira remessa de etanol farmacêutico, enviada pelo Ministério da Saúde diante do registro de casos suspeitos. A compra do antídoto vai acelerar o início do tratamento de pacientes intoxicados.

As pessoas que apresentarem visão turva, desconforto gástrico e quadros de gastrite após ingestão de álcool devem procurar a unidade de atendimento mais próxima de sua casa. A intoxicação por metanol pode causar cegueira irreversível e óbito. O Hospital Estadual Anchieta é referência no estado para receber e tratar desses pacientes.

As unidades de saúde estaduais foram orientadas sobre os sintomas compatíveis e o tratamento de possíveis contaminações por metanol. Os municípios foram orientados a enviar as amostras para detecção ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), que fechou parceria para análise na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Com informações da SES-RJ