Linha de Cuidado de Hipertensão e Diabetes: atenção e continuidade no cuidado
Na Atenção Primária à Saúde, o serviço é importante para garantir acompanhamento regular, identificar precocemente descompensações, melhorar a adesão ao tratamento e reduzir agravos
O Programa Linha de Cuidado de Hipertensão e Diabetes, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo proporcionar continuidade no cuidado e atenção em saúde, promovendo o automonitoramento domiciliar da glicemia capilar e acompanhando o tratamento de portadores de hipertensão e diabetes mellitus, com acesso a insumos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na Atenção Primária à Saúde (APS), o serviço é importante para garantir acompanhamento regular, identificar precocemente descompensações, melhorar a adesão ao tratamento, reduzir agravos e fortalecer o vínculo entre a equipe de saúde, paciente e família.
A coordenadora Giovanna Pires explica que o programa acompanha pacientes conforme os critérios de inclusão, considerando a prevalência na população local, e é realizado por uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e agentes comunitários de saúde. Os pacientes são encaminhados pela Unidade Básica de Saúde (UBS), passam por triagem e recebem acompanhamento de médicos especialistas conforme necessário: cardiologista para a pressão alta e endocrinologista para o controle do açúcar alto no sangue.
“A inclusão é destinada a moradores de Campos dos Goytacazes com diagnóstico de hipertensão e diabetes mellitus, comprovado por meio de relatório médico em formato físico, com indicação de automonitoramento glicêmico realizado pelo endocrinologista ou pelo médico obstetra/ginecologista ou médico da família que realize o acompanhamento na gestação”, pontuou.
Giovanna destaca que o programa contribui para a redução de complicações por meio do monitoramento sistemático da pressão arterial e glicemia, acompanhamento multiprofissional e uso correto e racional de medicamentos. Os serviços incluem, ainda, orientações de educação em saúde e solicitação de exames laboratoriais, conforme protocolos do SUS. “Essas ações reduzem o risco de complicações cardiovasculares, renais, neurológicas e metabólicas, diminuindo internações e óbitos evitáveis”, finalizou.
Elegibilidade para concessão de insumos – Serão considerados elegíveis à concessão dos insumos os requerentes que, além dos critérios já mencionados, atendam a um ou mais dos critérios abaixo:
I – Portadores de Diabetes Mellitus tipo 1, em uso de insulina;
II – Portadoras de Diabetes Mellitus na gestação, independentemente do uso de insulina;
III – Portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 e outros tipos de Diabetes Mellitus, em uso de insulina.
O programa, que é um dos mais antigos do município, funciona no Centro de Saúde, prédio anexo à Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes
