Giro pelo Estado

Prefeitura de Duque de Caxias entrega sensor que monitora nível de açúcar para adolescentes diabéticos tratados no Centro de Atenção Total ao Adolescente, CEATA

Agora são os adolescentes: Prefeitura inicia entrega de sensores de glicose no CEATA. Vidas transformadas com a implantação de sensor que monitora o nível de açúcar no sangue.

A Prefeitura de Duque de Caxias iniciou, na sexta-feira (30/01), a entrega de sensores que monitoram o nível de glicose no sangue para adolescentes em tratamento de diabetes mellitus tipo 1 no Centro de Atenção Total ao Adolescente (CEATA), localizado no Hospital Municipal de Duque de Caxias, conhecido como Policlínica Duque. O município é o primeiro da Baixada Fluminense a disponibilizar gratuitamente o equipamento.

Nesta etapa, todos os pacientes da unidade, com idades entre 14 e 16 anos e em acompanhamento para diabetes mellitus tipo 1, receberão o sensor. A iniciativa amplia o cuidado já oferecido pela rede municipal de saúde, que teve início com crianças atendidas no Hospital Infantil Ismélia da Silveira, no Centro do município.

Familiares e responsáveis se emocionaram e comemoraram a entrega do dispositivo, que proporciona mais autonomia, liberdade e qualidade de vida aos adolescentes. Ao todo, 105 pacientes atendidos na unidade infantil de controle do diabetes já receberam o aparelho.

O sensor é implantado sob a pele, no braço ou no abdômen, e faz o monitoramento contínuo da glicose. A entrega é realizada na presença dos responsáveis, que recebem orientações sobre a colocação, higienização do sensor, instalação do aplicativo no celular e interpretação dos dados fornecidos pelo equipamento, fabricado pela empresa MedLevensohn.

Para utilização do sensor, é necessário que o paciente possua um smartphone, já que as informações são transmitidas por bluetooth para o celular e podem ser compartilhadas, via internet, com até 50 outros dispositivos. O sistema atualiza os dados 24 horas por dia e emite alertas em casos de hiperglicemia (aumento da taxa de açúcar no sangue) ou hipoglicemia (queda do nível de açúcar), além de indicar a necessidade de aplicação de insulina ou ingestão de açúcar para o restabelecimento do equilíbrio glicêmico.

Fonte: Prefeitura de Duque de Caxias