Cerca de 200 médicos e autoridades participam da cerimônia de posse da diretoria do CREMERJ
Cerca de 200 médicos participaram da solenidade de posse da nova diretoria do CREMERJ, nesta quinta-feira, 5 de fevereiro. A cerimônia, que aconteceu no auditório do Centro Empresarial Botafogo, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, contou com a presença de representantes de entidades médicas e da sociedade civil.
Compuseram a mesa solene o presidente do CREMERJ, Antônio Rodrigues Braga Neto; o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran da Silva Gallo; o presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), Antonio Egídio Nardi; o presidente da Academia Fides et Ratio, Monsenhor Aníbal Gil Lopes, representando o Cardeal Dom Orani Tempesta; o conselheiro federal e conselheiro do CREMERJ, Raphael Câmara Medeiros Parente; o presidente da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), Rômulo Capello Teixeira; e a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Caroline Alves da Costa.
Após a execução do Hino Nacional, os presidentes do CFM e do CREMERJ deram início aos trabalhos. Na sequência, os demais integrantes da mesa fizeram uso da palavra. Em suas colocações, todos parabenizaram a nova diretoria, dando ênfase ao desejo de uma boa gestão.
“Agradeço a presença de todos nessa noite engalanada. O CREMERJ, que completará seu jubileu no próximo ano, viveu um de seus maiores desafios e agradeço ao CFM por seu apoio institucional. Gostaria de dizer que o eixo condutor da nossa gestão privilegiará a identidade, o DNA, o sustentáculo da medicina, seu ethos, a ética médica. Como guardiões da ética médica, o CREMERJ zelará pela valorização da relação entre médico e paciente, atuará com as sociedades especializadas para fomentar a educação médica permanente e lutará pelo respeito à categoria e por melhores condições de trabalho”, disse Antônio Braga, em parte do seu discurso.
O presidente do CFM também felicitou todos os médicos e mencionou a alegria por participar dessa solenidade de posse. “Estou muito feliz por chegar nesta casa e ver este auditório lotado. A nata da medicina brasileira está neste auditório. Portanto, eu quero agradecer a plenária do CFM, que agiu rigorosamente contra o desmando que aconteceu aqui. Porque, hoje, podemos olhar para frente, focar no presente e no futuro, frente esta que vai ser de novo ver este conselho brilhar. Esta casa está sendo entregue para o alto padrão da medicina do Rio de Janeiro”, declarou.
Já o conselheiro federal Raphael Câmara, que também é conselheiro do CREMERJ, lembrou o período difícil do início da intervenção e, por isso, a posse, segundo ele, marca um novo momento para a autarquia. “Hoje é um dia muito importante, é dia de uma retomada. Tudo começou lá trás, com denúncias que nós fizemos. Conseguimos colocar o CREMERJ de volta no lugar e sem o CFM isso não seria possível. O nosso presidente Braga tem currículo como médico, além de um discurso agregador, o que permite que nosso Conselho dialogue com todas as esferas da sociedade. Gostaria de agradecer todos os colegas médicos que estão aqui conosco, representantes de entidades médicas e parlamentares”, disse.
Na sequência, foi realizada a diplomação simbólica dos diretores, que tomaram posse oficialmente no dia 20 de janeiro. O presidente do CFM, José Hiran Gallo, foi quem entregou os diplomas aos diretores Ana Cristina Russo Marques Vicente (vice-corregedora); André Luís dos Santos Medeiros (corregedor); Renata Christine Simas de Lima (diretora de sede e representações); Fernando Jorge dos Santos Barros (primeiro-tesoureiro); Roberto de Castro Meirelles de Almeida (tesoureiro); José Ramon Varela Blanco (primeiro-secretário); Gustavo Khaled Vasconcellos da Silva Delgado (secretário-geral); Marcelo Veloso Peixoto (vice-presidente); e Antônio Rodrigues Braga Neto (presidente).
Em seguida, o presidente do CREMERJ conferiu moções de agradecimento ao presidente do CFM, José Hiran Gallo; ao ex-presidente do CREMERJ, conselheiro Guilherme Nadais; e ao segundo-secretário do CFM, Estevam Rivello Alves; pela contribuição no período de intervenção administrativa.
Entre as autoridades presentes estavam a segunda-vice-presidente do CFM, Rosylane Nascimento das Mercês Rocha; os conselheiros federais Ademar Carlos Augusto e Francisco Eduardo Cardoso Alves; presidentes de diversas sociedades de especialidade; oficiais das Forças Armadas e das Forças Auxiliares; além de parlamentares, como o deputado federal General Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde.
Ao término, os médicos se reuniram em uma confraternização, que foi organizada com recursos próprios dos diretores empossados.
Fonte: Redação CREMERJ News
