Giro pelo Estado

Combate à tuberculose: Unidade móvel da Secretaria de Estado de Saúde leva serviços a Maricá

Circuito TB Sobre Rodas está percorrendo os municípios, no Agosto Laranja, reforçando as informações sobre como identificar e tratar a doença

O Circuito TB Sobre Rodas – de combate à tuberculose – marcou presença, nesta terça-feira (26/08) em Maricá, na Região Metropolitana do Rio. A unidade móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) está percorrendo os municípios, na campanha Agosto Laranja, oferecendo testagem para identificar a doença e orientação à população. Na próxima sexta-feira (29/08), a unidade móvel estará na Alameda Ricardo, no Parque das Ferreiras, em Belford Roxo, das 9h às 15h. 

Em Maricá, o caminhão da secretaria ficou estacionado na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro da cidade. Equipes que participaram da ação informaram ao público presente a respeito do acesso ao diagnóstico e tratamento da doença. Houve testagem para HIV/AIDS, sífilis e hepatites. Médicos especialistas fizeram palestras sobre os cuidados necessários para prevenir contra a doença.

A ação conjunta com a prefeitura também contou serviços voltados à cidadania (como segunda via de documentação), atividades para terceira idade, saúde bucal e vacinação. 

A técnica em patologia Márcia Sudano Pereira, de 59 anos, destacou a importância de ações em locais públicos, como o Circuito TB Sobre Rodas, para desmistificar a tuberculose entre a população. 

”A tuberculose é um assunto que deve ser mais difundido e abordado por todas as pessoas. É importante dar mais divulgação sobre a prevenção” afirmou Márcia.

A enfermeira sanitarista Thais Monteiro, apoiadora técnica da Gerência de Tuberculose (Gert) da Secretaria de Estado de Saúde, destacou que a tuberculose tem cura e que o tratamento é feito gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela ressaltou a importância do tratamento ser levado a sério e ser finalizado para que não ocorra reincidência da doença. 

“A parceria com os municípios no Circuito TB Sobre Rodas ajuda a levar informação à população. Não é preciso ter vergonha. Caso alguém comece a apresentar sintomas, procure uma unidade de atendimento para fazer o teste rápido”, afirmou a enfermeira, lembrando que os principais sintomas são tosse persistente por mais de três semanas, febre baixa no fim da tarde, sudorese noturna, emagrecimento, falta de apetite e cansaço excessivo.  

Dados da tuberculose no estado

As ações da SES-RJ visam mobilizar todos os segmentos da sociedade no enfrentamento da doença, que atinge principalmente populações em situação de vulnerabilidade social. O Rio de Janeiro registra uma das maiores taxas de incidência do país, com cerca de 18 mil casos anuais. Até junho de 2025, foram notificados 7.026 novos casos, segundo dados do Ministério da Saúde e da SES-RJ, disponíveis no painel Monitora RJ.

A caravana integra a programação especial do Agosto Laranja, mês dedicado à conscientização, mobilização e combate à tuberculose no estado. A unidade móvel já passou por Duque de Caxias, Itaboraí, Magé, Nilópolis, Cabo Frio, Rio das Ostras, Petrópolis, Mesquita e Queimados.

Fonte: SES-RJ