Ato MédicoDestaqueInstitucionalSaúde

CREMERJ recomenda à população buscar atendimento médico imediatamente, em caso de sintomas

O consumo de bebidas adulteradas e contaminadas por metanol tem se tornado um grave caso de saúde pública em todo o país. Diante desse cenário, o CREMERJ alerta para os riscos à saúde humana relacionados ao uso indevido desse tipo de álcool. O Conselho também chama a atenção para a necessidade de procurar imediatamente atendimento médico em uma unidade de emergência, em caso de sintomas. Alguns estados brasileiros já registraram ocorrências de intoxicação por metanol, com episódios graves de contaminação após a ingestão dessas bebidas. Até o momento, não há registros no estado do Rio de Janeiro.

Apesar disso, é fundamental reforçar os cuidados e a atenção da população. O metanol é um tipo de álcool altamente tóxico para o consumo humano. Seu cheiro e gosto são semelhantes aos das bebidas alcoólicas comuns, mas sua ingestão pode causar graves danos, como cegueira, insuficiência renal e até mesmo óbito. Os sintomas podem surgir de forma tardia, aparecendo até 24 horas após a ingestão.

Os principais sintomas são: dor abdominal; náuseas e vômitos; tontura e fraqueza; alterações na visão (borrões, turvação ou perda total); confusão mental.

Por se tratar de uma contaminação, o CREMERJ reitera que é fundamental que a população busque atendimento médico imediatamente, se tiver qualquer sintoma semelhante. Somente uma avaliação médica permitirá o diagnóstico e a recomendação do tratamento mais adequado. O Conselho também adverte para os riscos da automedicação, principalmente neste caso. Os efeitos do metanol no organismo podem evoluir rapidamente, por isso a decisão de ir a uma emergência médica mais próxima é a opção mais indicada.

Fonte: CREMERJ