Dia Nacional e Mundial do Diabetes chama atenção para importância da prevenção
Celebrado em 14 de novembro, o Dia Nacional e Mundial do Diabetes é uma importante campanha de conscientização global a respeito da doença, com ênfase na prevenção. Essa data foi criada em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem a um dos co-descobridores da insulina, Sir Frederick Banting. O objetivo da campanha é alertar para o impacto do diabetes para a saúde, além de promover o diagnóstico precoce, orientar sobre formas adequadas de tratamento para cada tipo e estimular políticas públicas voltadas aos portadores da doença.
O diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina suficiente ou não é usada de forma eficaz, resultando em níveis elevados de açúcar – ou glicose – no sangue. Essa insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e ele permite que a glicose seja quebrada e utilizada como energia para as células do corpo. Sem essa função, o excesso de açúcar no sangue pode causar sérios danos à saúde e gerar complicações, como: cegueira, AVC, ataque cardíaco, insuficiência renal e até amputação de membros inferiores (pé, coxa e perna).
Segundo dados do Atlas de Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil tem cerca de 16,6 milhões de pessoas de 20 a 79 anos com diabetes. Em 2024, cerca de 3,4 milhões de pessoas morreram por conta da doença no mundo. No Brasil, foram 111 mil mortes.
Os tipos de Diabetes:
– Tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos.
– Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na sua secreção. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.
– Pré-diabetes: condição caracterizada pelo nível de açúcar no sangue acima do normal, mas não o suficiente para ser diagnosticado como diabetes.
– Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.
Principais sintomas do diabetes:
- Sede em excesso
- Vontade de urinar com frequência
- Perda de peso repentina
- Feridas que demoram a cicatrizar
- Visão embaçada
- Formigamento nos pés e mãos
- Infecções frequentes na bexiga, rins, pele
- Fraqueza e/ou fadiga
Prevenção
A importância da prevenção se dá na melhoria das condições de vida e de saúde.
- Tenha uma alimentação saudável e equilibrada.
- Pratique exercícios físicos regularmente.
- Reduza o consumo de sal, açúcar e alimentos processados.
- Realize consultas médicas periodicamente e todos os exames solicitados.
Redação CREMERJ
