DestaqueEspecialidadesInstitucional

CREMERJ manifesta apoio à mobilização nacional por mais pediatras na atenção primária

O CREMERJ manifesta apoio à mobilização nacional que reivindica maior presença de médicos pediatras na atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), contou com a realização de atos públicos simultâneos nesse domingo, 30 de novembro, em várias cidades do país. No Rio de Janeiro, o ponto de encontro ocorreu no posto 5 da Praia de Copacabana, na Zona Sul da cidade.

O movimento tem objetivo de chamar a atenção dos gestores públicos e da população para a importância de inserir pediatras de forma efetiva nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), considerando que é essencial a atuação desse médico especialista no primeiro nível de atendimento do SUS, para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento de crianças e adolescentes de forma contínua.

De acordo com a SBP, dados de 2023 mostram que, enquanto o país registrou cerca de 2,5 milhões de nascimentos, a rede pública realizou 1,9 milhão de consultas de puericultura – o que, na prática, trata-se de menos de uma consulta por criança no ano.

Para o CREMERJ, é fundamental que crianças e adolescentes do Rio de Janeiro sejam acompanhados por um médico especializado nesta faixa etária, para garantir a assistência adequada e a prevenção de doenças.

“O pediatra precisa integrar a equipe mínima do Programa de Saúde da Família do Ministério da Saúde. Toda criança precisa ter o seu especialista ao seu alcance desde o início da vida. Esperamos a sensibilidade dos gestores públicos quanto ao tema e uma atuação imediata, pois as nossas crianças acabam ficando expostas por não terem esse atendimento especializado”, afirmou a conselheira do CREMERJ, Margareth Portella, que é médica pediatra.

Redação CREMERJ News