CREMERJ promove fórum sobre segurança do paciente

O CREMERJ promoveu nessa segunda-feira, 4 de dezembro, o “V Fórum da Câmara Técnica de Segurança do Paciente”. O evento, que ocorreu no auditório Júlio Sanderson, na sede do Conselho, situada na Zona Sul da capital fluminense, abordou o tema “Ampliando as ações dos médicos no engajamento dos pacientes na Segurança do Cuidado”.

A abertura foi conduzida pelo presidente do CREMERJ, Walter Palis; pelo conselheiro responsável pela Câmara Técnica (CT) de Segurança do Paciente do Conselho, Roberto Fiszman; pela coordenadora da CT, Letícia Janotti; e pela secretária de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Claudia Mello.

Na primeira parte da programação, Letícia Janotti, Bruno Stuchi e José Eduardo Couto apresentaram palestras sobre os direitos fundamentais dos pacientes na atualidade e os cuidados essenciais e de segurança que todos os pacientes devem ter na rede de atenção.

Já na segunda parte, os palestrantes Penélope Saldanha e Lúcio Miranda de Abreu, comentaram sobre as experiências que vivenciam diariamente dentro das unidades de saúde pública e privada do Rio de Janeiro.

Na oportunidade, o conselheiro Roberto Fiszman enfatizou a importância de se discutir sobre o assunto. “A segurança do paciente no currículo médico é imprescindível. O CREMERJ defende essa bandeira”, comentou.

Ao final da discussão, os participantes puderam tirar dúvidas sobre os temas apresentados e receberam os certificados de participação no evento.