OMS disponibiliza versão em português da Classificação Internacional de Doenças (CID-11)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibilizou recentemente a atualização anual da 11ª Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11) para 10 idiomas diferentes, entre eles o português. A tradução para a língua portuguesa foi realizada por meio de uma parceria entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Ministério da Saúde do Brasil.  

O trabalho de tradução foi realizado em três etapas, entre agosto de 2021 e dezembro de 2022, por tradutores com diferentes formações: médicos, fisioterapeutas, farmacologistas e odontologistas. Foram traduzidos mais de 1,2 milhão de termos, entre títulos dos códigos e descrições das categorias de 26 capítulos e de duas seções suplementares.

A CID-11 fornece uma linguagem comum que permite aos profissionais de saúde compartilharem informações padronizadas em todo o mundo. É a base para identificar tendências e estatísticas de saúde, contendo cerca de 17 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte, sustentados por mais de 120 mil termos codificáveis. Usando combinações de códigos, mais de 1,6 milhão de situações clínicas podem agora ser codificadas.

Clique aqui para acessar a CID-11 em português.

*Fonte: OPAS/OMS