Campanha com participação de Vladimir Brichta promove conscientização sobre a porfiria
A Associação Brasileira de Porfiria (Abrapo) lançou sua nova campanha, visando conscientizar e trazer maior visibilidade sobre as porfirias, doenças genéticas raras. Contando com a participação do ator Vladimir Brichta, que perdeu sua primeira esposa para a doença, a campanha traz à tona o tema “Porfiria Aguda. A dor é surreal, o tratamento é real” em um minidocumentário. Além de Brichta, o vídeo conta com depoimentos da presidente da Abrapo, Ieda Scandelari Bussmann, do médico hematologista Guilherme Perini e de portadores da doença que retratam a jornada das longas crises até a identificação do problema.
As porfirias são doenças raras e pouco conhecidas. Os sintomas costumam ser confundidos com outras condições, o que dificulta o correto diagnóstico e o tratamento adequado. A doença é causada por deficiências enzimáticas na biossíntese do heme, o que leva à superprodução e acumulação tóxica de precursores metabólicos.
O sintoma mais comum das porfirias é a dor abdominal; as crises podem durar horas ou até dias. Além disso, podem ocorrer náuseas, vômitos, constipação, dores musculares, fraqueza, retenção urinária, arritmias, confusão mental, alucinações e convulsões. Assim, diante de quadros de dor abdominal aguda de causa desconhecida, é necessário considerar a possibilidade de ser porfiria. Embora não haja cura, existem tratamentos para as crises e medidas preventivas.