Bio-Manguinhos/Fiocruz realiza seu 8th International Symposium on Immunobiologicals
O futuro da produção de vacinas, novas terapias promissoras e o uso da inteligência artificial a favor do diagnóstico preciso de doenças. Estes e outros temas sobre o que há de mais atual no mercado de imunobiológicos serão os alvos de debates, palestras e mesas redondas durante o 8th International Symposium on Immunobiologicals (ISI), evento promovido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) entre 7 e 10 de maio no campus da Fiocruz e na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Já tradicional no calendário do Instituto, o simpósio busca integrar profissionais, pesquisadores e instituições de desenvolvimento e produção de biológicos de todo o mundo para compartilhar novidades e boas práticas da área, discutir inovações e fazer networking. Ao longo dos anos, instituições como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Fundação Bill & Melinda Gates e o Instituto Internacional de Vacinas (IVI) têm participado e prestigiado a programação do ISI.
Para além das palestras, mesas redondas, simpósios satélites, minicursos, workshops e painéis de discussão para proposição de soluções para inovação tecnológica, o encontro oferece também oportunidade de visibilidade aos trabalhos e intercâmbio entre os pesquisadores brasileiros, com a exposição de pôsteres e apresentações sobre temas que abordam vacinas, biofármacos, kits para diagnóstico e gestão voltada para produtos biológicos. Os trabalhos expostos também concorrem a prêmios.
“Desde a primeira edição, o ISI é planejado para oferecer aos estudantes e profissionais da área de biotecnologia uma oportunidade de compartilhar conhecimentos de ponta com pesquisadores de renome nacionais e internacionais, além de fomentar a produção científica brasileira”, afirma Akira Homma, assessor científico sênior de Bio-Manguinhos e líder da comissão científica que coordena o evento e seleciona os trabalhos para exibição.
Este ano, a programação científica do simpósio ganha ares futuristas, com mesas sobre a produção de vacinas baseadas em RNA mensageiro e terapias avançadas, como a produção de células CAR-T, que têm apresentado excelentes resultados na luta contra os cânceres hematológicos. O evento contará ainda com uma mesa voltada exclusivamente para a colaboração em inovação, o Innovation Hub, com participação do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o berço do acelerador de partículas brasileiro.
Futuras possíveis pandemias e como nos prepararmos para elas por meio da capacitação e do fortalecimento dos laboratórios regionais, das parcerias e do intercâmbio científico e tecnológico também estão entre os temas do encontro deste ano, que conta ainda com um painel que reunirá a diretoria da Rede Internacional de Fabricantes de Vacinas dos Países em Desenvolvimento (DCVMN, na sigla em inglês), aliança internacional de produtores da qual Bio-Manguinhos faz parte desde a sua fundação e que traz ao país, no segundo semestre, sua reunião anual.
“Bio-Manguinhos está em destaque no cenário internacional de produção de imunobiológicos e o fato de tantas instituições renomadas estarem presentes anualmente conosco em nosso simpósio internacional reforça o prestígio do Instituto. O ISI é hoje o maior evento nacional voltado para o mercado de imunobiológicos”, afirma Mauricio Zuma, diretor de Bio Manguinhos.
Clique aqui, acesse a programação completa do 8th ISI e acompanhe você também.
Serviço:
8th International Symposium on Immunobiologicals
De 7 a 10 de maio, das 8h às 19h
7 de maio – Centro Administrativo Vinicius Fonseca (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos)
8 a 10 de maio – Auditório da FGV (Praia de Botafogo, 190 – Botafogo)