OMS concede prêmio ao médico Alberto José de Araújo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) concedeu, postumamente, ao médico brasileiro Alberto José de Araújo o prestigiado prêmio World No Tobacco Day Awards 2024, reconhecendo sua contribuição notável para o controle do tabaco. O anúncio dos ganhadores foi feito em 23 de maio. O prêmio homenageia pessoas e organizações excepcionais em todas as seis regiões do mundo.
Alberto José de Araújo, pneumologista-sanitarista falecido em setembro de 2021, foi uma figura central na prevenção e combate ao tabagismo no Brasil durante mais de 40 anos. Ele coordenou o Grupo de Trabalho de Drogas Lícitas e Ilícitas do CREMERJ, o Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT) do Instituto de Doenças do Tórax (IDT) e do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), e presidiu a Comissão de Combate ao Tabagismo da Associação Médica Brasileira.
O tema do World No Tobacco Day Awards 2024 foi “Protegendo as crianças da interferência da indústria do tabaco”. Neste ano, além de Araújo, a região das Américas contou com outros dois vencedores: a secretária-executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq), Vera Luiza da Costa e Silva, e o cirurgião de tórax Antônio Pedro Mirra (in memoriam).
*Foto: OMS