15 de setembro, 2024
CiênciaDestaqueEspecialidades

Últimos dias para participar da pesquisa nacional sobre núcleos de segurança do paciente

Até o dia 15 de junho, o formulário da “Demografia dos Núcleos de Segurança do Paciente do Brasil” poderá ser respondido. A Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp) é a responsável pelo levantamento, que está ouvindo hospitais, unidades de atenção primária, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), centros de medicina diagnóstica, entre outros estabelecimentos públicos e privados.

O objetivo é gerar um diagnóstico nacional, de livre acesso e abrangente desses Núcleos (NSP), considerados a força motriz para a melhoria da segurança do paciente nas instituições de saúde brasileiras. De acordo com o Ministério da Saúde, os NSP devem promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, bem como conduzir a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente.

A Organização Mundial de Saúde estima que a cada 100 pacientes, quatro morram todos os anos devido ao cuidado inseguro nos países em desenvolvimento. Segundo a Sobrasp, um dos inúmeros desafios para todos os envolvidos na luta pela segurança do paciente é a disponibilidade de informações mais detalhadas sobre a evolução dos núcleos, que são um dos grandes eixos do Programa Nacional de Segurança do Paciente.

Para esta edição da pesquisa demográfica dos NSP, a Sobrasp espera um panorama mais fidedigno, concentrando-se no aumento significativo do número e diversidade dos estabelecimentos respondentes, com foco especial na Atenção Primária.

Para participar da pesquisa de forma anônima, acesse o site https://materiais.sobrasp.org.br/demografia-2024-nie. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: contato@sobrasp.org.br