HSF celebra primeiro ano do serviço de cirurgias cardíacas que atende pacientes do SUS
O serviço de cirurgias cardíacas do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), voltado para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), comemora um ano de funcionamento com a realização de aproximadamente 500 atendimentos. Desde a sua inauguração, a unidade acolhe pacientes com doença coronariana, oferecendo diversos tratamentos, como a cirurgia de revascularização do miocárdio.
O coordenador do serviço Ulisses Alves destaca que a cirurgia cardíaca proporciona uma “segunda chance” aos pacientes, incentivando mudanças positivas no estilo de vida e impactando também suas famílias e amigos. “Iniciamos operando 30 pacientes por mês e, em seis meses, aumentamos para 40 cirurgias mensais. É gratificante ver os resultados positivos e a melhoria na qualidade de vida dos nossos pacientes”, comemora Ulisses.
Atualmente, a Secretaria de Estado de Saúde encaminha ao HSF pacientes com infarto do miocárdio e doenças coronarianas graves, seja para cirurgias emergenciais ou programadas. Embora a maioria dos pacientes seja formada por cardiopatas com mais de 60 anos, há um aumento significativo de casos entre jovens, refletindo uma tendência preocupante no perfil das doenças cardíacas.
A história de Marcelo Batista, de 38 anos, exemplifica o impacto positivo desse serviço. Cardiopata, Marcelo sofreu um infarto aos 36 anos e precisou colocar três stents. Um ano depois, ele voltou a sentir fortes dores. “Eu estava com quatro veias entupidas. Me sentia extremamente cansado e estava cheio de manchas roxas pelo corpo”, relata. Quando procurou atendimento na Clínica da Família, foi encaminhado para internação em outra unidade de saúde e depois transferido para o HSF, onde foi operado dois dias depois. Após a cirurgia, Marcelo está se recuperando bem e em breve retomará suas atividades.
Com um ano de operação e cerca de 500 atendimentos, atualmente, são realizadas 40 cirurgias de revascularização do miocárdio por mês no HSF, proporcionando tratamentos essenciais e salvando vidas no âmbito do SUS.