3 de dezembro, 2024
DestaqueInstitucional

Mais de 140 exames são realizados em ação na sede do CREMERJ com Unidade Móvel de Mamografia e de Ultrassonografia

O CREMERJ recebeu, em sua sede, a Unidade Móvel de Mamografia e de Ultrassonografia para a realização de exames para as mulheres. A ação, que aconteceu nessa quinta-feira, 31 de outubro, das 8h às 17h, chamou a atenção para a campanha Outubro Rosa, que conscientiza para a prevenção contra o câncer de mama. Na ocasião, foram realizados 80 mamografias e 62 ultrassonografias, totalizando 142 exames feitos. As unidades móveis ficaram estacionadas na Rua Barão de Itambi, em frente à Praça Chaim Weizmann (a Praça dos Médicos). A ação ocorreu em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES RJ) e teve apoio da Fundação Laço Rosa.

“É com grande alegria que realizamos essa ação em nossa sede. O mês de outubro chama a atenção para a luta contra o câncer de mama e sabemos que a realização de exames é muito importante nesse processo e para a saúde da mulher como um todo. Foram oferecidos exames de mamografia e de ultrassonografia em várias modalidades. É uma ação que temos muito orgulho em realizar, por oferecer algo tão útil e benéfico para a saúde da nossa população”, destacou Walter Palis, presidente do CREMERJ.

Durante a iniciativa, foram ofertados vários exames como mamografia e ultrassonografia, nas modalidades tireoide, tireoide com doppler, mamária, pélvica, transvaginal e transvaginal com doppler. Dezenas de pessoas se reuniram para a realização do evento, entre médicos, voluntários, colaboradores da SES RJ e conselheiros do CREMERJ, que foram Antonio Braga, Joel Silveira Filho, Yuri Salles, Antonio Abílio de Santa Rosa, Katia Nogueira e Rômulo Capello.

“É muito importante estar nessa campanha. Com as unidades móveis, podemos oferecer exames para as mulheres, inclusive chegar a vários lugares, como cidades mais distantes. Esse é um trabalho relevante e é um grande prazer estar aqui contribuindo na ação do CREMERJ”, disse o médico ultrassonografista Márcio Chagas, que trabalhou na realização dos exames durante a ação.

Além das duas unidades móveis, o CREMERJ abriu seu auditório Júlio Sanderson, onde as pacientes foram recebidas e realizaram trâmites cadastrais e de triagem. No espaço, também foi oferecida uma ação de embelezamento para as mulheres presentes, que foi conduzida pela Fundação Laço Rosa. A entidade foi representada pela diretora de voluntariado, Flavia Soares.