Julho Amarelo e Verde: campanhas conscientizam sobre hepatites virais e câncer de cabeça e pescoço
O mês de julho traz consigo duas importantes campanhas de conscientização voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças. As cores que representam essas mobilizações são o amarelo, em referência ao combate das hepatites virais, e o verde, que chama a atenção para o câncer de cabeça e pescoço.
Julho Amarelo
Instituída pela Lei nº 13.802/2019, a campanha Julho Amarelo busca ampliar as ações de prevenção, diagnóstico e controle das hepatites virais. Essas doenças, muitas vezes silenciosas, podem evoluir para complicações graves, como cirrose e câncer de fígado.
A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ter diversas causas, incluindo infecções por vírus (A, B, C, D e E), uso de medicamentos, consumo excessivo de álcool, além de fatores autoimunes ou genéticos.
Julho Verde
A campanha Julho Verde tem como foco principal advertir acerca do câncer de cabeça e pescoço, que abrange tumores localizados na boca, garganta, laringe, faringe, tireoide, entre outras regiões desta área. A detecção precoce é essencial para o sucesso do tratamento. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), entre as medidas preventivas estão:
- Não fumar;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Ter alimentação rica em frutas, verduras e legumes;
- Manter boa higiene bucal;
- Usar protetor solar e evitar exposição ao sol de forma prolongada;
- Usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral;
- Manter o peso corporal adequado;
- Recomendar a vacinação do HPV para os meninos e meninas.
O CREMERJ apoia as campanhas Julho Amarelo e Julho Verde e recomenda sempre a consulta regular com um médico.