CREMERJ apoia Sinmed/RJ na paralisação dos médicos da atenção primária do município do Rio e dos médicos residentes
O CREMERJ manifesta seu apoio à nova paralisação dos médicos da Atenção Primária à Saúde (APS) da cidade do Rio de Janeiro, que acontecerá do dia 1º a 3 de setembro. A mobilização é organizada pelo Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed/RJ). O movimento, que também conta com a participação de médicos residentes, reivindica melhorias fundamentais para a valorização da categoria e da residência médica, além de qualidade da assistência prestada à população.
O Conselho e o Sinmed/RJ destacam a importância da pauta tanto para os médicos quanto para os pacientes. A autarquia reforçou, junto ao sindicato, as orientações fundamentais de que o ato deve seguir todos os ritos obrigatórios previstos na legislação, sem causar prejuízos ao atendimento. Nesse contexto, ressalta-se ainda que a paralisação é um direito legítimo dos médicos contratados sob CLT e dos residentes e independe de autorização.
O CREMERJ e o Sinmed/RJ consideram que o diálogo com os gestores públicos é essencial e que os médicos devem ser valorizados e respeitados em suas condições de trabalho. A luta da categoria é legítima e reflete diretamente no cuidado e na segurança assistencial oferecidos à população.
Fonte: CREMERJ