Hospital Municipal Jesus celebra 90 anos como referência em saúde pediátrica no Rio
O Hospital Municipal Jesus, localizado em Vila Isabel, comemorou 90 anos de dedicação à saúde pública. Fundado em 1935, o hospital consolidou-se ao longo de nove décadas como uma das principais referências em atenção pediátrica na cidade do Rio de Janeiro, atendendo crianças e adolescentes de até 18 anos com excelência, compromisso social e foco na humanização.
Ao longo de nove décadas, a unidade passou por transformações e avanços que acompanharam às necessidades epidemiológicas e sanitárias do país, sem abrir mão da qualidade do atendimento. Atualmente, o Hospital Municipal Jesus realiza, em média, 3 mil consultas mensais, além de cerca de 8.500 exames laboratoriais. Sua estrutura conta com 95 leitos, que recebem aproximadamente 450 internações por mês, entre clínicas e cirúrgicas, e realiza mais de 600 exames de imagem, incluindo tomografias e radiografias.
Entre as especialidades mais procuradas estão cirurgia pediátrica geral, dermatologia, ortopedia, alergia, gastroenterologia, oftalmologia, endocrinologia, infectologia e otorrinolaringologia. A unidade também oferece consultas pré-operatórias em anestesia.
Mais do que números, o diferencial do Hospital Jesus está na integração entre atendimento ambulatorial e internação de média e alta complexidade, incluindo leitos de terapia intensiva e semi-intensiva. A equipe multidisciplinar reúne 773 profissionais entre servidores públicos, colaboradores da RioSaúde e integrantes de organizações não governamentais garantindo cuidado integral aos pacientes.
Humanização e inovação
Nas últimas décadas, o hospital investiu em melhorias estruturais na humanização e modernização do atendimento. “Neste campo, destacam-se as reformas de ambiência das enfermarias pediátricas clínicas, a completude de humanização do Setor de Radiologia Pediátrica e a climatização dos ambulatórios”, explica a diretora geral do Hospital Municipal Jesus, Cláudia Nastari.
A unidade também criou uma comissão de desospitalização, dedicada a pacientes com condições crônicas complexas. O grupo trabalha de maneira integrada com o Programa de Atenção Domiliciar ao Idoso (PADI), que oferece alternativas como assistência domiciliar e cuidados paliativos.
Ensino e formação
Reconhecido como Hospital de Ensino, o Jesus é um importante centro de formação em saúde, promovendo educação permanente para sua equipe e contribuindo para o desenvolvimento da pediatria no país.
Entre os projetos em andamento estão a reforma das enfermarias clínicas, a reestruturação da central de materiais e esterilização, a conclusão das obras na cozinha e a aquisição de um novo tomógrafo.
“Agradecemos a cada pessoa que fez parte desta história. Que continuemos a crescer e a fortalecer nosso propósito e a inspirar pacientes e profissionais por muitos anos mais”, parabeniza a diretora da unidade.
Fonte: SMS-RJ