Instalação de Casa de Cuidados Paliativos é prioridade para a Secretaria de Estado de Saúde do Rio
Secretário Ronaldo Damião anunciou este e outros projetos prioritários, como a criação de uma UPA universitária e a ampliação da Telemedicina em entrevista ao Pod+Saúde, podcast da SES-RJ
O Rio de Janeiro estuda a implantação de um serviço de saúde exclusivo para atendimento a pacientes em cuidados paliativos na rede estadual. O anúncio foi feito pelo secretário Ronaldo Damião, durante entrevista ao Pod+Saúde, podcast da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Segundo o secretário, uma equipe já está avaliando possíveis locais para a instalação da nova unidade.
Um projeto-piloto deve ser lançado ainda neste ano. A partir da avaliação dos resultados, o serviço será adaptado e expandido. “É uma casa para acolher pacientes que já não têm mais qualquer possibilidade de tratamento terapêutico. E muitos não têm famílias em condições financeiras de cuidar deles. Como médico e gestor de saúde, sei da dificuldade das pessoas com um paciente nessa situação”, disse o Damião, explicando que a Casa de Cuidados terá uma equipe multidisciplinar para atuar na melhoria da qualidade desses pacientes no tempo de vida que possuem, aliviando o sofrimento físico e psicológico.
Outra iniciativa anunciada pelo secretário é o reforço das ações de assistência aos idosos, com a ampliação de programas na rede estadual, que têm como foco pacientes 60+. Para o secretário, a expectativa de vida mais longeva, também traz preocupações com os problemas de saúde que vão surgindo. “Hoje somos 16 milhões de pessoas no Brasil acima dos 60 anos, eu estou entre elas, mas a previsão é quase triplicar até 2050. É preciso que a gente crie condições para receber esses idosos e combater também o preconceito”, pondera.
Além da atenção aos enfermos e idosos, Damião destacou durante a entrevista que pretende criar uma UPA universitária. A iniciativa tem o objetivo de formar médicos residentes e também capacitar profissionais de saúde que já trabalham no atendimento a emergências. Para o secretário, é importante que a SES-RJ garanta mais cursos de residência médica. Ele considera importante destacar uma das 27 UPAS do estado para funcionar em modelo acadêmico, assim como funciona o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Uerj. “Desta forma iríamos garantir capacitações permanentes para os residentes que nunca tiveram contato com uma unidade de urgência e emergência”, afirma.
Outro projeto prioritário é a ampliação da telemedicina, que passou a funcionar no Hupe no pós-pandemia e hoje também já está avançando em outros estados. “Até o fim do ano, já teremos expandido a telessaúde para outras unidades do estado, porque não faz sentido o paciente voltar à uma unidade somente para mostrar o exame e retornar à fila de espera para uma consulta médica”, diz o secretário, complementando que quer deixar esse modelo de no atendimento como legado de sua gestão.
Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro
