CiênciaDestaque

Projeto de extensão do HUGG proporciona passeio aos pacientes utilizando a realidade virtual

Estudantes de medicina do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio) desenvolveram um projeto de pesquisa que, através da realidade virtual, leva pacientes acamados aos cantos mais remotos da Terra. Criado no final de 2021, em meio à pandemia de covid-19, o projeto tem contribuído para o bem-estar dos pacientes para além do tratamento científico, oferecendo um momento terapêutico e humanizado.

Segundo o professor de Clínica Médica da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e coordenador do projeto Max Kopti Fakoury, a longo prazo, a utilização da realidade virtual pode trazer diversos benefícios, como diminuição da ansiedade e estabilização do humor.

Atualmente, o projeto atende de dois a três pacientes por semana, cada usuário fica, em média, 30 minutos fazendo a atividade, que inclui apresentação e demonstração de como usar os óculos, preenchimento de questionários para validação da pesquisa e a ação em si, que dura de cinco a dez minutos. Recentemente, o projeto adquiriu, por meio de outro financiamento coletivo, mais um dispositivo de realidade virtual, o que vai possibilitar a ampliação do serviço ofertado aos pacientes.

*Com informações da Ebserh

Fotos: Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh