Roxo e laranja são as cores das campanhas de saúde de fevereiro

No mês de fevereiro, as cores roxo e laranja marcam duas importantes campanhas de saúde. O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico, tratamento e combate de algumas doenças. 

A campanha Fevereiro Roxo enfatiza a urgência de as pessoas terem o diagnóstico correto das doenças crônicas lúpus, alzheimer e fibromialgia. Mesmo sendo incuráveis, há formas de controlar e retardar sintomas, além de existirem tratamentos que permitem que o paciente conviva com essas enfermidades. 

Já a campanha fevereiro laranja busca alertar a sociedade sobre a leucemia – que tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea que substituem as células sanguíneas normais. A cura da leucemia depende da doação de medula óssea. Para doar, basta estar saudável, ter entre 18 e 35 anos e procurar um hemocentro. A coleta de 5 ml de sangue é suficiente para identificar as características genéticas que serão cruzadas com os dados de pacientes que necessitam do transplante.

O CREMERJ apoia ambas as iniciativas e destaca que a informação é fundamental para pacientes e médicos lidarem com essas doenças.