Hospital Universitário Gaffrée e Guinle participa de pesquisa inédita sobre atrofia muscular em crianças

Iniciada em 2023, a pesquisa nacional realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tem como objetivo acompanhar e analisar o impacto do medicamento Zolgensma em crianças diagnosticadas com atrofia muscular espinhal. O projeto é uma parceria entre o Ministério da Saúde e 18 centros de pesquisa de todo o país, dentre eles o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio).

O estudo busca examinar o impacto e a segurança do fármaco, além de realizar um diagnóstico econômico do uso do remédio, a partir de dados do mundo real. Segundo Daniel Aragão Machado, gerente de Ensino e Pesquisa do HUGG, a pesquisa possibilitará uma comparação entre os resultados deste medicamento com os demais que já são incorporados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Zolgensma é um fármaco que possui um alto custo. Ele é utilizado em dose única para correção do defeito genético ocasionado pela enfermidade e para a diminuição da probabilidade de morte e de intercorrências mais gravosas. O estudo sobre esse medicamento está sendo conduzido de forma multidisciplinar e envolve médicos de diversas especialidades, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

*Com informações da Ebserh