DestaqueGiro pelo Estado

Hospital Maternidade Paulino Werneck é inaugurado na Ilha do Governador

Na última sexta-feira (12), a Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou as novas instalações do Hospital Maternidade Paulino Werneck, na Ilha do Governador. A novidade atende a uma demanda antiga dos moradores da região, que passam a contar com uma unidade inteiramente dedicada à atenção materno-infantil e à saúde da mulher. Situada no prédio do antigo hospital homônimo, que foi totalmente reformado e adaptado, a maternidade ofertará atendimento individualizado em todos os ciclos da gravidez e do puerpério (45 dias após o parto), além de serviços ginecológicos disponibilizados pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

O Hospital Maternidade Paulino Werneck tem 16 leitos obstétricos, dois leitos de UTI Neonatal, quatro leitos de cuidados intermediários, dois leitos canguru (destinados a recém-nascidos prematuros), duas salas de centro cirúrgico e centro obstétrico com três suítes de PPP (pré-parto, parto e puerpério), uma delas com banheira. A expectativa é que a unidade realize cerca de 100 partos por mês, contando com todos os recursos necessários para os atendimentos.

O estabelecimento contará também com lactário, radiologia, sala de acolhimento e classificação de risco, núcleo de regulação, central de esterilização, setor de hemoterapia, serviço de ultrassonografia, serviço de apoio especializado (psicologia, assistência social e nutrição), farmácia, almoxarifado, faturamento, epidemiologia, comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH) e núcleo de segurança do paciente. A unidade ofertará, ainda, serviços em ginecologia, como laqueadura tubária no pós-parto e para pacientes inseridas no Sisreg, com capacidade para mais de 200 laqueaduras por mês.

*Com informações da SMS Rio

**Crédito da foto: Edu Kapps/SMS-Rio