Violeta e vermelho são as cores das campanhas de saúde de junho
O mês de junho tem como destaque duas campanhas de conscientização. As campanhas deste mês têm como suas cores: o violeta, para falar do ceratocone, e o vermelho, para conscientizar a população sobre a importância de doar sangue.
Junho Violeta
Criada em 2018, a campanha ‘’Junho Violeta’’ é focada em conscientizar a população sobre o ceratocone, doença oftalmológica que danifica a estrutura da córnea e, sem o tratamento necessário, pode levar à cegueira.
A iniciativa visa orientar a população sobre a doença, seus avanços no diagnóstico e a importância do acompanhamento e do tratamento. Um dos principais focos da campanha ‘’Junho Violeta’’ é conscientizar a população sobre o risco de coçar excessivamente os olhos, um dos principais comportamentos de risco para o desenvolvimento do quadro.
Embora não tenha cura, a doença possui tratamento. Por isso, é importante o diagnóstico precoce para evitar a sua progressão. Em casos iniciais, o uso de óculos é suficiente para a melhora da visão. Mas, em situações mais avançadas, pode ser necessária uma lente de contato rígida ou até mesmo o transplante de córnea.
Junho Vermelho
O “Junho Vermelho” é uma iniciativa destinada a conscientizar a população sobre a importância das doações de sangue. O mês de junho foi estrategicamente escolhido por marcar o início dos meses mais frios do ano, quando o aumento das infecções respiratórias leva a uma queda significativa nas doações de sangue nos hemocentros.
Além disso, nesse mês também é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho. Esta data foi estabelecida para aumentar a conscientização global sobre a necessidade de sangue e produtos sanguíneos seguros para transfusões, além de destacar a contribuição vital dos doadores voluntários e não remunerados aos sistemas de saúde nacionais.