As pesquisadoras do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces), do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz, Adriana Aguiar e Irene Kalil lançaram o livro “Residências em Saúde no Brasil: uma revisão de escopo”, voltado a professores, pesquisadores, coordenadores de programas de residência, preceptores, residentes e ex-residentes.
Dividido em 10 capítulos, a publicação apresenta uma “revisão da bibliografia indexada sobre residências em saúde no Brasil e analisa em profundidade 237 artigos disponíveis em seis grandes bases nacionais e internacionais. Dessa forma, foi possível sistematizar o material disponível sobre temas estratégicos para a formação de especialistas”, explica Adriana Aguiar.
O livro é didático e traz temas como “as característica gerais do escopo de publicações sobre residências em saúde no Brasil”, “o currículo e competência nas residências em saúde brasileiras”, “a avaliação do desempenho dos residentes”, “as instâncias e mecanismos de gestão e governança das residências em saúde”, dentre outros capítulos.
O estudo pode ser acessado no link https://residencias.icict.fiocruz.br/